COMBINAÇÃO ESTABELECIDA (CE)
A proposta da combinação estabelecida (CE) é composta por quatro níveis de informação. A figura apresentada abaixo demonstra a estrutura hierárquica proposta da CE (subetapa I - Módulo 01) contendo os quatro níveis de informação e seus respectivos, grupos, subgrupos, descrições e parâmetros.
O Nível 01 corresponde à base da CE. Para esse momento, é necessário estabelecer dois tipos de definição: (1) Qual tipo de utilização da verificação automatizada com base nos três tipos possíveis de uso de acordo com Eastman et al. (2009) ; e, (2) qual categoria de documento será utilizado.
O Nível 02, corresponde a seis grupos: (G.1) Corresponde aos documentos de referências utilizados para criação das regras (normas, manuais, etc); (G.2) Corresponde às disciplinas na qual as regras se enquadram, por exemplo, arquitetura, estrutura, infraestrutura, etc.; (G.3) Corresponde à categoria na qual a regra se insere, por exemplo, espaço, acessibilidade, integridade do modelo; (G.4) Corresponde à classificação das regras de acordo com aquelas estabelecidas por Solihin e Eastman (2015); (G.5)  Corresponde em como os dados estão estruturados nos esquemas usados para troca de informação, por exemplo, usando o Industry Foundation Classes (IFC) como esquema de troca de informação, é importante saber quais entidades IFC (IFC entity) mínimas necessárias para a criação de cada regra; (G.6) Corresponde às informações referente ao tipo de sistema ou software de análise que deverá ser usado para criar as regras e verificar o modelo.
O Nível 03 é constituído pelos subgrupos de informações, relacionados às informações constituintes no Nível 02. Por fim, no Nível 04 contendo os parâmetros e descrições presentes nas categorias de informações do Nível 03.
Uma vez estabelecida a CE, é possível conceber a lógica de montagem do modelo conceitual baseada metaforicamente em um “LEGO”. A base do “LEGO” corresponde ao Nível 01, seguida pelos Níveis 02, 03 e 04. Esta lógica de montagem baseada em um “LEGO” representa de maneira figurativa, a possibilidade do usuário do modelo conceitual escolher diferentes “Combinações Estabelecidas” (subetapa I – Módulo 01) em função do perfil do projeto e do tipo de avaliação a ser realizada.​​​​​​​
É desejável que haja a correlação entre as peças do “LEGO” e suas respectivas cores associadas: Nível 01 (base do “LEGO”), Nível 02 (Grupos), Nível 03 (Subgrupos) e Nível 04 (Descrições e parâmetros). É importante destacar que para uma maior coerência, entre esses Níveis, foi proposto que as peças dos Níveis 02, 03 e 04, precisariam estar enquadradas nas mesmas cores, pois possuem relações diretas (dados e parâmetros) umas com as outras. A depender do nível de complexidade da avaliação, as “Combinações Estabelecidas” a serem criadas, poderão necessitar do acréscimo de novas peças do “LEGO”, desde que, sejam mantidos os padrões de cores, ou seja, preservadas as categorias de informação correlatas. Por exemplo, novas peças a serem inseridas no nível 03 do grupo 01, devem ser encaixadas sobre as peças da cor correspondente no nível 02 e assim sucessivamente.
Visando facilitar a utilização da CE, foi desenvolvido no software Excel da Microsoft uma planilha caracterizando os dados contidos na CE de maneira que na medida que o usuário fosse marcando os seus dados de interesse "S" (sim) ou "-" (não), automaticamente a estrutura do "LEGO" com os dados associados a CE fosse criado, o vídeo a seguir demonstra um exemplo de criação da CE.
Back to Top